O Proeti é um espaço que tem por objetivo ampliar a área de conhecimento do aluno, promover atividades culturais, esportivas e de formação pessoal/social.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DESDE OUTUBRO/2007

 

 

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

 

Novas Oportunidades para a Aprendizagem de Competências e Habilidades

 

A E. E. Américo Renê Giannetti, desde 2007 criou e acredita que a participação de nossa instituição no Projeto Escola de Tempo Integral seja o diferencial necessário para a concretização de melhorar o processo de ensino-aprendizagem de toda a comunidade escolar, oferecendo-lhes novas oportunidades de ensino ministradas com metodologias interativas, por meio de oficinas e práticas diferenciadas, visando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à recuperação de sua aprendizagem e, principalmente, ao fortalecimento de sua auto-estima e identidade, além de possibilitar aos alunos maior tempo de permanência na Escola e ampliação de seu universo de experiências pedagógicas, culturais, artísticas, esportivas e entre outras.

 

“Não se trata apenas de um simples aumento do que já é ofertado, e sim de um aumento quantitativo e qualitativo. Quantitativo porque considera um número maior de horas, em que os espaços e atividades propiciadas têm intencionalmente caráter educativo. E qualitativo porque essas horas, não apenas as suplementares, mas todos os períodos escolares são uma oportunidade em que os conteúdos propostos podem ser ressignificados, revestidos de caráter exploratório, vivencial e protagonizados por todos os envolvidos na relação de ensino-aprendizagem.”

 

OBJETIVO GERAL

Ampliar as oportunidades educacionais dos alunos por meio da extensão de seu tempo de permanência na escola e de atividades que propiciem a aquisição de competências e habilidades necessárias à melhoria de seu desempenho escolar e desenvolvimento pessoal.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Elevar a qualidade do ensino;
  2. Ampliar a área de conhecimento do aluno;
  3. Promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem;
  4. Reduzir a possibilidade de reprovação.
  5. Desenvolver atividades artísticas, culturais e esportivas entre outras que ampliem o universo de experiência do aluno.
  6. Capacitar os profissionais da educação envolvidos no Projeto para o planejamento e execução das oficinas curriculares.
  7. Monitorar e avaliar o desenvolvimento do Projeto.

 

Na Escola de Tempo Integral, o uso dos espaços e tempo deve ser repensado, de modo a criar situações e oportunidades para o desenvolvimento global do aluno. 

 

 

CURRÍCULO

  1. Nova construção curricular;
  2. Maior flexibilidade das atividades;
  3. Caráter mais interdisciplinar;
  4. Conteúdo pertinente à proposta de trabalho;
  5. Postura ética.

 

“Não é objetivo de a SEE impor um conjunto de regras inflexíveis para as escolas executarem. Sabemos que cada escola possui uma realidade que a diferencia das outras, porém, devemos trabalhar de forma a alcançar as metas propostas para o projeto.”

 

PERFIL DO PROFISSIONAL

Espera-se do docente que atue nas oficinas curriculares da Escola de Tempo Integral o seguinte perfil:

 

  1. O educador para trabalhar no projeto “Escola de tempo integral” deve ser habilitado e estar em constante formação, participando dos cursos oferecidos pela SEE/MG e SER;
  2. Construir uma proposta com aprofundamento em teorias atualizadas voltadas para a aprendizagem; ter domínio dos conhecimentos básicos de informática e do uso das tecnologias de informação e comunicação, em geral; possuir a sede de inovar idéias;
  3. Que auxiliam as descobertas e de mostrar os caminhos diversos na solução de problemas; ser capaz de trabalhar em equipe, desafiando os educandos para que eles sejam capazes de atingir os objetivos pedagógicos elaborados;
  4. Propor atividades de acordo com as necessidades evidentes, levando o educando a ser habilidoso, pesquisador, sabendo elaborar e pensar, no sentido de superar as suas dificuldades;
  5. O profissional deve estar constantemente em estudo, buscando novas estratégias/ações, com uma prática que leve o aluno a aprender bem;
  6. Que tenha conhecimento da especificidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na oficina curricular e na Escola de Tempo Integral como um todo;
  7. Que tenha disponibilidade para participar de programas de capacitação oferecidos pela SEE e órgãos conveniados, socializando e aplicando os novos conhecimentos adquiridos;
  8. Que utilize metodologias de trabalho que, respeitando a proposta pedagógica da escola, promova a inclusão, a solidariedade, à troca de experiências, a aprendizagem  e contribua para a educação integral dos alunos;
  9. Que seja capaz de promover, cotidianamente, a auto-estima do educando;
  10. Que seja capaz de estabelecer relações interpessoais fundamentadas no respeito à legislação, ao grupo docente/discente e que favoreçam a construção de vínculo de pertencimento entre os vários atores participantes do processo;
  11. Que tenha facilidade em desenvolver trabalho em equipe;
  12. Que seja capaz de articular o trabalho da oficina curricular com as demais áreas do currículo;
  13. Que participe dos Conselhos de Classe, estando em dia com os documentos escolares de sua competência;
  14. Que seja freqüente aos horários de trabalho pedagógicos coletivos (HTPCs – Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo – Portaria CENP nº 1/96 / · L.C. nº 836/97), promovidos  pela escola;
  15. Que seja assíduo e pontual;
  16. Compromisso com a reflexão sobre a prática;
  17. Disponibilidade para acompanhar o aluno no horário do almoço;
  18. Atenção às necessidades dos alunos;
  19. Trabalho diferenciado (com jogos e atividades lúdicas);
  20. Uso de recursos diferentes.

 

PROPOSTA DE TRABALHO

São conteúdos mínimos necessários para a avaliação da proposta de trabalho:

  1. Por que trabalhar na Oficina Curricular da Escola de Tempo Integral? (objetivo);
  2. Como desenvolver as relações de ensino e aprendizagem nas oficinas curriculares? (metodologia e didática);
    1. Quais recursos didático-metodológicos podem auxiliar no desenvolvimento das oficinas curriculares?
    2. Como acompanhar o desempenho do aluno nas oficinas curriculares? (avaliação);
    3. Como articular o trabalho das oficinas curriculares com a Proposta Pedagógica da escola e as demais áreas do currículo?
      1. Bibliografia utilizada na concepção da proposta.

 

PROFISSIONAIS NECESSÁRIOS

 

PROFESSORES:

  1. Leitura Crítica e Produção de Textos        – 02 Professores de Língua Portuguesa;
  2. Jogos Matemáticos e Xadrez                     – 01 Professor de Matemática;
  3. Artes Visuais e Informática                          - 02 Professores de Arte (Habilitação – Artes Visuais);
  4. Estudo Monitorado                                    – 01 Professor de Matemática;
  5. Formação de Hábitos e Nutrição.              - 02 Professores Alfabetizadores;                                                                                                                                                                                  
  6. Treinamento Desportivo e Dança              – 01 Professor de Educação Física.  

Obs.: Poderá aumentar o quadro de professores conforme aumento de turmas.                

 

APOIO:

- Supervisor Pedagógico               – 01

- Ajudante de Serviços Gerais      – 02 (01 por turno)

- Cantineiras                                 – 02 (01 por turno)

 

Escola de Tempo Integral Construindo um novo tempo…

 

Referências:

http://www.educacao.mg.gov.br/projetos/projetos-estruturadores/420-escola-de-tempo-integral

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=70747&tipo=ob&cp=000000&cb=

http://www.slideshare.net/conspiracaomineira/projetos-estruturadores-secretaria-de-educao-mg

http://educacaointegral.wordpress.com/2010/04/09/politicas-de-ampliacao-da-jornada-escolar-no-brasil/

http://www.fundacaoamae.com.br/home/images/stories/amae_educando/2011/agosto/amae_381.pdf

 

Obs.=> Elaborado pela Professora Angélica Barizon.              

Angélica Barizon

Pedagoga Especialista

 

 

 

Comentários em: "ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DESDE OUTUBRO/2007" (1)

  1. Cácia Vieira disse:

    Obrigada Angélica pela sua contribuição,

    Continua participando, pois temos que deixar a nossa Web maravilhosa e rica de informações.

    Abraços & Sucesso,

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